logo

Apresentação – Obras de Raimundo Girão em PDF

  • PDF

Nesta seção:

Apresentam seis das principais obras de Raimundo Girão, em PDF. Atualmente existindo um dos trabalhos que são incluídos paulatinamente neste espaço do Site

Livros:

aabolicaodoceara

A Abolição do Ceará

Obra clássica da historiografia cearense, fazendeiro estudoizadoizado do movimento abolicionista do Ceará. Mostra, com uma análise contínua e sem superficit, em 1884, com quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. Este estudo historiográfico consta com quatro edições.

 

.

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF


 

acidadedopajeu

A Cidade do Pajeú

Obra de leitura indispensável para o entendimento da polêmica em torno das origens da cidade de Fortaleza e seu fundador o holandês Matias Beck. O Autor trás argumentação irrefutável até os nossos dias

.

.

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF


 

evolucaohistorica

Evolução Histórica Cearense

A mais completa síntese da História do Ceará, em 445 páginas. Escrito em 1950s da década de 1950, curiosamente aparecido à tarde, com um número imprescindível, em edição do Banco do Nordeste do Brasil, em 1986.

 

.

geografiaestetica

Geografia Estética de Fortaleza

Considerada a crítica como a mais abrangente e bem escrita sobre a história de Fortaleza, sob os mais variados aspectos. Publicada pela primeira vez em 1959, conta esta obra de três subseqüentes.

.



 

palestinaumaagulha

Palestina uma Agulha e as Saudades

 

Livro de memórias de Raimundo Girão, escrito em 1970..

"É uma peça literária de grande valia. (...) O giro pretendido, e sem dúvida, agora os inscritos como se inscrevam na vida sem arranjos, perdoando, aceitando, renunciando e, acima de tudo, amando muito, porque a Palestina, não há como negar, é uma bela lição de amor. (Blanchard Girão no Correio do Ceará, ed. De 31/3/73). .

 

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF


pequenahistoriadoceara

Pequena História do Ceará

... É um livro de maturidade, de meio mental, alto, claro, harmonioso. Sente-se o autor da sua técnica, senhor das fontes, fixando o que pensa, manejando um vocabulário dúctil e plástico, numa delicia de fixação verbal, oportuna e justa. Acompanha-se V. na viagem através da sexta dimensão cearense, vendo terra terra-se, estender-se, nascer o curral de gado, uma casa da fazenda, uma capela, povoado, vila e cidade. E a massa desloca, natural, da pancada do mar ao interior, batendo um indie, levantando o arraial, criando o município, fazendo política, poesia, eloquência, todas as formas da atividade cerebral. Da Capitania segue-se o desdobramento para a Província e depois o Estado. E tudo isso, nitidez do milho, estilo e serelepe, que dá gosto e precisa reler.Um livro ótimo, seu Girão! História para divulgar-se, Carta de Natal, em 27/2/54 ). LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF

 



pequenahistoriadoceara

Famílias de Fortaleza

 

 

“... Este é o trabalho, com as omissões sobre os cuidados inerentes à sua própria natureza, não é mais que o que é uma série de histórias sobre a capital cearense, sobre o que tem dado em lume vários escritos, modestos porém calcados no indeclinável desejo de ser autêntico ... ”(Raimundo Girão)

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF



pequenahistoriadoceara

História Econônica do Ceará

 

 

““...pela seriedade com que Raimundo Girão concebeu e escreveu  o seu vigoroso livro História Econômica do Ceará, sem nenhum favor, pode figurar entre as 10 maiores obras, do gênero, escritas não apenas no Ceará mas no país.”  (Eduardo Campos na Apresentação do livro)

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF



pequenahistoriadoceara

A Marcha do Povoamento do Vale do Jaguaribe

 

 

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF

 

 

 


pequenahistoriadoceara

Bandeirismo Baiano e Povoamento do Ceará

 

 

Visualizar PDF

Baixar arquivo PDF


Você está aqui: Obra Obras de Raimundo Girão em PDF Apresentação – Obras de Raimundo Girão em PDF