logo

Comemorações do 1º Centenário de Nascimento

  • PDF

Cobertura na Imprensa

  • Ademir Costa. "Um Homem de Teses Polêmicas” in Diário do Nordeste, ed. 03.06.2000 (Excelente reportagem de página inteira no Caderno 3 – transcrevendo algumas opiniões de vários escritores)
  • Paulo Tadeu. "Centenário de Nascimento de Raimundo Girão ” in O Estado , ed. de 05.05.2000 (Dá a programação dos eventos que foi, posteriormente, bastante modificada).
  • "Homenagem a Raimundo Girão” , in Diário do Nordeste, ed. de 06.10.2000 (Relata sessão solene, na noite anterior, no Instituto do Ceará).
  • "Raimundo Girão, a Figura Humana”. O Povo, ed. de 16.02.2001 ( Matéria sobre o lançamento do livro Raimundo Girão – o Homem, , organizado por Eurípedes Chaves Júnior e Valdelice Carneiro Girão ).
  • "Exposição Homenageia Raimundo Girão”. Diário do Nordesteed. de 26.12.2000 (Matéria sobre a exposição no Museu do Ceará).
  • J.C. de Alencar Araripe. "Ideal de Servir” in Diário de Nordeste, ed. de 18.06.2000. (Excelente artigo demonstrando as funções sociais exercidas por Raimundo Girão).
  • "Centenário de Raimundo Girão”. Diário do Nordeste ed. de 05.05.2000 (Matéria sobre a abertura das solenidades comemorativas do 1º centenário de Raimundo Girão).
  • Meton Maia e Silva. "Raimundo Girão”. In O Povo, ed. de 20.08.2000 e in Academus.Ano VI Agosto de 2000 nº XX (Elogioso artigo sobre Raimundo Girão, a propósito do Centenário).
  • "Palavreado Cearense” in O Povo ed. de 09.08.2000 (Reportagem de uma página inteira sobre o lançamento da 2º edição do "Vocabulário Popular Cearense”, abrindo a coleção Nossos Clássicos, da Fundação Demócrito Rocha e Secretaria de Cultura do Ceará).
  • JC de Alencar Araripe. "A Mensagem Renovadora de Raimundo Girão”,in.Diário do Nordeste, ed. de 10.09.2000. (Excelente artigo onde o autor mostra o pioneirismo e espírito de modernidade de Raimundo Girão).
  • Blanchard Girão. "Memória em Bronze” in O Povoed. de 02.10.2000 (Elogioso artigo).
  • Mauro Benevides. "Gloria do Ceará” in Diário do Nordeste, ed. de 30.05.2000. (Discurso do Deputado Mauro Benevides na Câmara dos Deputados, em Brasília).
  • Francisco Clodomir Rocha Girão. "A História de Raimundo” in revista "Inside Brasil”. Fortaleza, ed. de setembro 2000, ps 82-83 (Excelente ensaio de página tripla, com reprodução de várias fotos).
  • José Cláudio de Oliveira. "Centenário de Raimundo Girão”, in Tribuna do Ceará, ed. de 03.10.2000 (Elogioso artigo a propósito das comemorações do Centenário)
  • "Raimundo Girão – Instituto do Ceará lembra centenário de Nascimento” Tribuna do Ceará, ed.de 03.10.2000 (Matéria sobre as comemorações do Centenário).
  • "Funcet Homenageia Raimundo Girão"in Pajeú , jornal da Fundação de Cultura , Esporte e Turismo de Fortaleza, Ano 2, nº 11 jun / jul / agos 2001, p 08 (Noticia a inauguração do monumento na Praia de Iracema, e lançamento de três livros de Raimundo Girão, num só volume, na Coleção Paula Nei)
  • "Raimundo Girão conta como fundou o nosso clube. A semente que brotou” in Notícias do Rotary Club de Fortaleza, Ano Rotário 1999/2000- edição nº 4 Fortaleza, 25.05.2000, ps 01e 02.
  • "Raimundo Girão- o Homem Público e o Historiador” in Controle,revista do Tribunal de Contas do Ceará. Fortaleza, outubro de 2000. Ano 03 nº 01, os 14-15. (Bio-bibliografia de Raimundo Girão)
  • Francisca Carneiro Girão Lima. "Justa Homenagem”, in Diário do Nordeste, ed. de 20.10.2000 ( Artigo cobrindo as comemorações em homenagem ao ilustre moradanovense Raimundo Girão)

Eventos Comemorativos

    • 05.05.2000 – Sessão Ordinária do Instituto do Ceará, presidida pelo Prof. Cel. Paulo Aguiar Araújo abrindo as solenidades comemorativas do 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão. Palestrante da tarde Prof. Antônio Martins Filho sob o tema "O Meu Amigo Raimundo Girão”. Na ocasião foi lançada a 3º edição de "Fortaleza e a Crônica Histórica”, tiragem de 5.000 exemplares para distribuição entre entidades culturais e educacionais do Ceará – reedição graças à iniciativa do orador Dr. Antônio Martins Filho, Horário : 14h 45m.
    • 19.05.2000 – "Comemorações do 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão”, foi o tema do programa "Ponto de Encontro” , às 17:30 horas, com a apresentadora Fernanda Quinderé, na TV Diário, de Fortaleza-Canal 22. Participaram do programa como debatedores os convidados: Blanchard Girão, Luís de Sousa Girão, Valdelice Carneiro Girão e Eurípedes Chaves Júnior.
    • 25.05.2000 – Almoço no Rotary Club de Fortalezaem homenagem do 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão, sócio fundador do mesmo, em 1933, no Náutico Atlético Cearense. Oradores na ocasião: Dr Háteras e Silva, Governador do Distrito 4490; J.C. de Alencar Araripe, rotariano e membro do Instituto do Ceará; Dr. João Araújo Sobrinho, Presidente do Clube. Valdelice Carneiro Girão agradeceu em nome da família de Raimundo Girão. Na oportunidade foi distribuído entre os presentes, um número especial do boletim "Notícias do Rotary Club de Fortaleza” – alusivo ao evento . Horário: 11:45 horas.
    • 08.06.2000 – No Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, realiza-se um Concerto da Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho, com a participação do violonista José Menezes, sob a regência do maestro Márcio Spartaco Landi. O Concerto, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Raimundo Girão, teve como oradores na ocasião: Dr: Nilton Melo Almeida, Secretário da Cultura e Desporto do Ceará, e o jornalista Blanchard Girão, que agradeceu em nome da família.
    • 10.06.2000 – A "Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Mova”, e o "Museu do Vaqueiro” por ocasião da 52º Festa do Vaqueiro, de 07 a 11, homenagearam a Raimundo Girão na passagem do seu 1º Centenário de Nascimento, com um troféu, in memoriam, entregue aos seus familiares. O Escritor Luís de Sousa Girão agradeceu em nome da família.
    • 20.07.2000 – Sessão Ordinária do Instituto de Ceará, presidida pelo Prof. J.C. de Alencar Araripe,teve como orador da tarde o Prof. Geraldo da Silva Nobre que discursou sobre o tema "Raimundo Girão e o Instituto do Ceará”. Horário: 16 horas.
    • 15.08.2000 – Sessão Solene na Academia Cearense de Letras, presidida pelo poeta Artur Eduardo Benevides, em homenagem ao 106º aniversário de fundação daquele sodalício e o transcurso do 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão. A solenidade teve como orador oficial o acadêmico Dr. Vinicius Barros Leal. Eurípedes Chaves Júnior agradeceu em nome da família de Raimundo Girão. Horário: 20 horas.
    • 05.07.2000 – Sessão Ordinária do Instituto do Ceará, presidida pelo Prof. Cel. Paulo Airton Araújo teve como palestrante da tarde a historiadora Professora Valdelice Carneiro Girão, que discorreu sobre o tema "Raimundo Girão – o Cidadão”. Horário: 16 horas.
    • 27-08-2000 – Realiza-se na Casa de Juvenal Galeno, sob a presidência do escritor Alberto Santiago Galeno, sessão solene alusiva aos 81º aniversário da Casa e em homenagem ao 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão. Agradeceu em nome da família a Professora Valdelice Carneiro Girão.
    • 03.10.2000 – Missa de Ação de Graças,pela passagem do 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão, na Capela do Pequeno Grande do Colégio da Imaculada Conceição, celebrada pelo padre Luís Alberto, da Paróquia da Paz, às 19 horas.
    • 05.10.2000 – Sessão Solene no Instituto do Ceará, às 16 horas em comemoração ao 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão, presidida pelo Prof. Cel. Paulo Airton Araújo, teve como orador oficial o escritor Eduardo Campos que pronunciou uma " Louvação a Raimundo Girão”. Eurípedes Chaves Junior agradeceu em nome dos familiares do homenageado. Na ocasião, a viúva Dona Marizot Brasil Girão entregou em nome da família, placas de prata aos Professores Paulo Aírton Araújo e Antônio Martins Filho pela colaboração nas comemorações do Centenário. A 2º edição da História Econômica do Ceará foi lançada e distribuída aos presentes, graças aos esforços do Prof. Antônio Martins Filho. Horário: 16 horas.
    • 21.10.2000 – Na 4º Bienal Internacional do Livro do Ceará, às 20 horas , no mini auditório do B 2 do Centro de Convenções Edson Queiroz, de Fortaleza, aconteceu o lançamento da 2º edição do Vocabulário Popular Cearense de Raimundo Girão. Usaram da palavra, na ocasião, a Professora Maria Silvana Militão de Alencar, prefaciadora do livro e o jornalista Lira Neto, coordenador das Edições Demócrito Rocha.
    • 22.10.2002 – Na 4º Bienal Internacional do Livro do Ceará,às 17 horas, acontece no Salão Principal do Centro de Convenções Edson Queiroz, um "Painel Biobibliográfico: Raimundo Girão e o seu Primeiro Centenário de Nascimento.” A mesa de debatedores contou com a participação dos escritores Cid Carvalho, Luís de Sousa Girão, Valdelice Carneiro Girão e Eurípedes Chaves Junior.
    • 27.10.2000 – Sessão solene no Tribunal de Contas do Ceará , às 17 horas, comemorando os seus 65 anos de criação, assim como o Centenário de Nascimento dos ministros-fundadores Raimundo Girão e Antônio Coelho de Albuquerque. Houve aposição de placa de bronze alusiva, assim como a entrega à viúva de Raimundo Girão, de placa de prata de honra ao mérito, in memorian. Na ocasião usaram da palavra o Conselheiro Alexandre Figueiredo, o Pe. Vicente Coelho de Albuquerque e o Dr. Eurípedes Chaves Júnior. Na solenidade distribuíram o periódico "Controle , Revista do Tribunal de Contas do Ceará” trazendo bio-bibliografia e foto de Raimundo Girão.
    • 01.11.2000 –No Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro do Rio de Janeiro, o Prof. Melquíades Pinto Paiva proferiu palestra sob tema "Centenário de Nascimento do Historiador Raimundo Girão 1900-2000”.
    • 30.11.2000–Acontece, às 20:30 horas, solenidade de aposição de placa de bronze alusiva ao "1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão”, na Associação Cultural Franco-Brasileira. Oradores do evento: Prof. Mário Barbosa Cordeiro e o Dr. Eurípedes Chaves Júnior, este agradecendo em nome da família.
    • 06.12.2000 – O escritor Eurípedes Chaves Júnior é entrevistado sobre a vida e a obra de Raimundo Girão no "Programa Narcélio Limaverde” na Radio AM do Povo, na seção "Este nome passa pela minha Rua”.
    • 23.12.2000 – Abertura da Exposição "Fortaleza: Imagens da Cidade – Homenagem ao 1º Centenário de Nascimento de Raimundo Girão” às 18:00 horas, no Museu do Ceará. Com projeto e curadoria do historiador Antônio Luís Macedo e Silva Filho. A mostra, entre outros, expôs objetos pessoais e livros de Raimundo Girão. Na solenidade inaugural falaram o Prof. Régis Lopes, Diretor do Museu e a Professora Valdelice Carneiro Girão, que agradeceu em nome da família.
    • 16.02.2001 –Lançamento no Instituto do Ceará do livro "Raimundo Girão – o Homem (1900-2000)”organizado pelos pesquisadores Eurípedes Chaves Júnior e Valdelice Carneiro Girão, trazendo prefácio e patrocínio do empresário e homem de imprensa Dr. Francisco Clodomir Rocha Girão. Na ocasião, o jornalista e escritor Blanchard Girão apresentou a obra e o Dr. Francisco Clodomir Rocha Girão recebeu da Sra. Marizot Brasil Girão (viúva de Raimundo Girão) uma placa de prata em agradecimento a sua decisiva colaboração nas comemorações do Centenário. Horário: 20 horas.
    • 28.04.2001 – A Praça Verde (Ágora) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, passa a se chamar Praça Verde Raimundo Girão , numa homenagem do Governo de Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura e Desporto. Usaram da palavra na solenidade o Prof. Antônio de Pádua Araújo, Presidente do Centro Cultural e o Dr. Eurípedes Chaves Júnior, agradecendo em nome da família.
    • 28.08.2001 – Inauguração do monumento / pedestal com a efígie (em medalhão de bronze) de Raimundo Girão no calçadão da Avenida que leva seu nome (Av. Historiador Raimundo Girão) , na praia de Iracema. Iniciativa da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Falaram, na ocasião, o Prefeito de Fortaleza, Dr. Juraci Magalhães, o poeta José Maria de Barros Pinho, Presidente da Funcet, o prefeito de Morada Nova Adler Girão e o escritor Luís de Sousa Girão, irmão do homenageado e idealizador do evento. Horário: 19 horas.
    • 19.10.2001 – >Raimundo Girão passa a denominar a Galeria A do Colégio Maria Emília Rabelo, em Morada Nova – Ceará. Na solenidade, acontecida na presença de várias autoridades estaduais e locais, a escritora Francisca Carneiro Girão Lima, agradeceu em nome da família do homenageado.
Você está aqui: Vida Comemorações do 1º Centenário de Nascimento